
Psicoterapia EMDR
A psicoterapia EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing) é reconhecida internacionalmente e empiricamente comprovada como tratamento para o trauma psicológico.
Essa terapia foi reconhecida em 2013 pela Organização Mundial de Saúde como abordagem eficaz para o tratamento de traumas psicológicos.
Uma das premissas básicas da terapia EMDR é que a maior parte das psicopatologias decorre das experiências iniciais de vida. Portanto, o objetivo do tratamento com essa terapia é metabolizar de forma rápida as memórias dolorosas do passado e transformá-las em algo adaptativo e funcional.
Com o EMDR, as lembranças e crenças disfuncionais sofre uma modificação espontânea, fazendo com que a pessoa consiga ressignificar, incorporar aprendizados ao invés de sofrer com aquela memória.
A psicoterapia EMDR é composta por oito fases em que é trabalhado com a rede de memórias do passado, mas também o enfoque são questões do presente e preocupações do futuro.
O objetivo do tratamento é liberar o paciente de seu passado para se viver um presente saudável e produtivo.
A psicoterapia EMDR trabalha com a premissa do modelo de Processamento Adaptativo de Informação, em que se entende que o nosso sistema fisiológico permite que as informações sejam processadas com o objetivo de alcançar uma resolução adaptativa. Assim como uma ferida no nosso corpo é cicatrizada de forma fisiológica, também temos em nosso cérebro esse sistema que avança para um estado de saúde mental.
A eficácia do EMDR é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e tem sido comprovada através de mais de 200 pesquisas publicadas internacionalmente em revistas, sendo que a American Psychiatric Association (EUA), a Royal College of Psychiatrists (UK), a Administração de Veteranos (EUA), e o International Society for Traumatic Stress Studies o consideram como um tratamento efetivo para trauma e o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT). (FONTE: Associação Brasileira de EMDR)
Permita-se conhecer essa maravilhosa abordagem terapêutica !
Traumas Psicológicos
É estimado que cerca de 90% da população mundial já sofreu com um evento traumático ao longo da vida.
As vezes quando pensamos em traumas nos vem a cabeça eventos como acidentes, mortes, perdas, doença, abusos, estupros, violência, divórcios, violência urbana, etc. Mas o que faz algo se tornar um trauma é a forma com que o cérebro processa e retém o evento na memória.
O trauma ocorre quando uma situação perturbadora acontece e o nosso sistema nervoso libera algumas substâncias no corpo, trazendo um desequilíbrio hormonal e perda da homeostase.
Devido a esse desequilíbrio, o sistema de processamento adaptativo de informação deixa de funcionar de forma ideal e todas as informações adquiridas no momento do evento, incluindo imagens, sons, emoções e sensações físicas são armazenadas no cérebro em sua forma original perturbadora.
O trauma ocorre quando estamos diante de eventos de grande impacto psicológico e devido a grande carga emocional negativa, a experiência é armazenada no cérebro em sua forma original com as mesmas emoções, imagem e sensação corporal. Essas sensações são guardadas no cérebro em uma área menos acessível, de forma que o cérebro "proteja" o sujeito dessas lembranças dolorosas, tornando mais difícil lembrar de detalhes . Mas essas lembranças frequentemente vem a tona em forma de pensamento, flashback e até mesmo através de sintomas psicológicos e físicos. Esse trauma pode modificar a forma do sujeito se ver e ver o mundo.
Algumas questões de saúde mental podem ter origem em traumas que não foram processados pelo cérebro, portanto estão interferindo no dia a dia da pessoa, lhe trazendo sofrimentos.
Uma das terapias mais indicadas para o tratamento de traumas e lembranças perturbadoras é a psicoterapia Emdr. Essa terapia trabalha com a estimulação dos hemisférios cerebrais, desbloqueando o sistema de processamento, possibilitando que o trauma seja dessensibilizado e reprocessado, ou seja, a lembrança vai perdendo a carga negativa e é armazenada com outras crenças mais adaptativas.
Então, é possível tratar seus traumas e resgatar a sua saúde emocional.
Busque ajuda! Faça psicoterapia Emdr!

Recursos Tecnológicos da
Psicoterapia EMDR

Estimulador tátil - usado para realizar as estimulações bilaterais.

Barra de luz - usado para realizar as estimulações bilaterais visuais.

Estimulador auditivo
INDICAÇÕES DO TRATAMENTO
COM A PSICOTERAPIA EMDR
Inicialmente, o EMDR foi utilizado para tratar traumas emocionais e as sequelas provocadas pelo Transtorno de estresse pós traumático. Mas com a ampliação de pesquisas e aplicações clínicas, as possibilidades de intervenção têm-se ampliado, trazendo grandes benefícios a diversas questões de saúde mental.
Seguem abaixo algumas questões que eu trabalho com a psicoterapia EMDR:
Saúde Mental
-
Depressão
-
Sintomas de ansiedade
-
Transtorno de pânico
-
Transtornos Alimentares
-
Fobias e medos
-
Transtorno Obsessivo Compulsivo
-
Dentre outros.
Desenvolvimento pessoal
-
Manejo do estresse e ansiedade;
-
Trabalho voltado a melhora no desempenho profissional ou acadêmico;
-
Insegurança e medos
-
Dificuldade nos relacionamentos
-
Dificuldade em falar em público;
-
Autosabotagem e procrastinação.
-
Dentre outras questões de aperfeiçoamento pessoal.
Traumas
-
Trauma infantil
-
Traumas de desenvolvimento
-
Abuso sexual
-
Violência doméstica
-
Catástrofes e acidentes
-
Perdas e lutos
-
Vitimas de violência urbana
-
Convívio com familiares abusivos ou tóxicos.
-
Abandono
-
Negligência
-
Dentre outros traumas.
Programa de terapia para mães de bebês de alta demanda
-
Acolhimento
-
Reprocessamento de lembranças dolorosas
-
Manejo do estresse e ansiedade
-
Identificação e manejo de traumas gestacionais e transgeracionais
-
Protocolos especificos
-
E muito mais
Referência Bibliográfica
SHAPIRO, Shapiro. EMDR: teoria de dessensibilização e reprocessamento por meio dos movimentos oculares. 3ª edição - São Paulo, SP: Amanuense,2020.